Minha conta
0
0
  1. Principal
  2. Cultura Japonesa vol. 4: Entendendo o Japão

Cultura Japonesa vol. 4: Entendendo o Japão

6 em estoque | Outros produtos NIKKEY SHIMBUN
(0)

R$ 40,00
À vista no PIX, Transferência ou Depósito

No Cartão de Crédito:

- Parcela mínima de R$ 55,00, até 3x
Não sei meu CEP?
Descrição

Descrição da Editora NIKKEYSHIMBUN:
Série bilíngue voltada à apresentação da cultura, espiritualidade e história japonesas.

Em 2018 o Japão completa exatos 150 anos desde a devolução do poder ao imperador pelo xogunato de Edo, que deu início à Restauração de Meiji, episódio marcante da história japonesa. Pesquisaremos os passos dos vultos heroicos que realizaram essa revolução, estudaremos o comportamento desses homens no contexto do momento revolucionário em que viveram.

Em “Ryoma Sakamoto e o sonho da construção de uma nação oceânica” seguimos os passos de Ryoma, que almejava construir uma nação capacitada para confrontar as potências ocidentais e prosperar livremente. Para isso, pretendia construir uma força naval e estabelecer comércio internacional. Há muito a se aprender das ações de Ryoma, que levou facções em atrito, dominadas por antagonismo ferrenho a apertarem as mãos e enfrentar a crise nacional sem precedentes em que o país se mergulhava.

“A vida não importa, nem fama, e nem fortuna” – essas célebres palavras se aplicam a dois personagens que salvaram o Japão de uma guerra civil. Em “Tesshu Yamaoka e Takamori Saigo – dois homens que salvaram o Japão da emergência de uma guerra civil” se descreve a ação de Tesshu Yamaoka, emissário do xogunato, que arriscou a vida ao se dirigir sozinho à sede da suserania de Satsuma para convencer Takamori Saigo a evitar uma guerra civil, quando Saigo se preparava para atacar o castelo de Edo à frente das tropas imperiais. A “postura desinteressada” de Yamaoka se afinava com a mesma postura de Saigo, e aí encontramos a base de entendimento indispensável aos que têm sobre os ombros uma pesada missão.

“Os samurais da suserania de Shonai, seguidores de Takamori Saigo” enfoca a devoção dos samurais da Suserania de Shonai, derrotada no conflito de Boshin, aos ideais de Takamori Saigo, vitorioso nesse conflito. Esses samurais procuraram legar à posteridade os ensinamentos de Saigo coletando-os na obra “Preleções Póstumas do Venerável Saigo”. Nela,  os pensamentos de Saigo estão transcritos como se à viva voz. Sua crítica mordaz às potências ocidentais pelo desrespeito à moralidade, sua indignação ante a degradação do governo Meiji são comoventes.

“Filha de samurai – Um rebento da milenária cerejeira” se inicia na cena da ida aos Estados Unidos de Etsuko Inagaki, descendente de samurais, para se casar no ano de 1898. Etsuko, rigidamente educada como filha de samurai, passa a residir e a conviver com as pessoas em terra estrangeira. Ela faz da sua formação uma contribuição ao país que a acolheu. Percebe-se nisso pontos de semelhança com os imigrantes japoneses no Brasil.

O capítulo reservado aos “Imigrantes Japoneses” enfoca Ryo Mizuno, o pioneiro da imigração japonesa. Nascido como Ryoma Sakamoto na antiga suserania de Tosa, almejou expandir atividades no exterior e empreendeu a imigração ao Brasil. Entretanto, por não ter conseguido devolver aos imigrantes do Kasato Maru o dinheiro que eles confiaram à sua guarda, sua reputação foi por muito tempo prejudicada. O histórico da sua vida pregressa à fundação da empresa de emigração atrai atenção. Como participante do Movimento da Liberdade e Direitos do Povo, planejou e executou um atentado à bomba contra Shigenobu Okuma. Esse episódio de extremismo é descrito neste capítulo. O leitor será possivelmente levado a reconsiderar Mizuno.

Em capítulo especial, o senhor Kosuke Kuji, quinto sucessor da adega produtora do saquê “Nanbu Bijin” nos escreveu sobre a “Cultura tradicional de 1300 anos cristalizada – isso é saquê japonês”. A narrativa desvenda os segredos da tradição do saquê japonês desde o século 8º, assim como os esforços desenvolvidos pelas adegas de saquê do nordeste japonês para progredir superando as adversidades da catástrofe provocada pelo grande terremoto que assolou o leste japonês.

Volume 4
Textos em Japonês e Português.


Dados do Produto:
Volume 4
Idioma: Português, Japonês
Editora: Nikkey Shimbun
Coleção: Cultura Japonesa: Entendendo o Japão
Tipo: Livro
Capa: Brochura
Formato:
Publicação Nacional

0 Avaliações
Não há comentários para este produto.

Produtos Relacionados