Minha conta
0
0
  1. Principal
  2. Cultura Japonesa vol. 5: Entendendo o Japão

Cultura Japonesa vol. 5: Entendendo o Japão

5 em estoque | Outros produtos NIKKEY SHIMBUN
(0)

R$ 40,00
À vista no PIX, Transferência ou Depósito

No Cartão de Crédito:

- Parcela mínima de R$ 55,00, até 3x
Não sei meu CEP?
Descrição

Descrição da Editora NIKKEY SHIMBUN:
Série bilíngue voltada à apresentação da cultura, espiritualidade e história japonesas.

Em vista ao 110º Aniversário da Imigração Japonesa ao Brasil em 2018, cresce entre a comunidade japonesa a expectativa de receber a visita de alguém da Casa Imperial ao País. Em meio a essa expectativa, escolhemos por tema a Casa Imperial que perdura já por 125 gerações, e é a mais antiga das dinastias reais do mundo.

O Imperador, supremo sacerdote da religião xintoísta, ergue preces pela paz do país e tem sido o arrimo espiritual do povo em todos os períodos da história ncaional. Apresentamos este volume ao leitor com a intenção de leva-lo a compreender a formação do Japão, sua cultura e ideologia por intermédio da compreensão do que é a Casa Imperial.

O capítulo “Prece de uma dinastia inteira pelo bem-estar do povo” fala do ritual de preces que vem sendo cumprido continuamente desde o primeiro imperador Jinmu. Fora das vistas do povo, a Casa Imperial vem erguendo preces todos os dias pela felicidade dos japoneses.

“Sucessão Imperial – um sagrado dever hereditário” expõe que há diferença entre o preparo exigido de um “chefe de estado” e de um “soberano”. Saímos convencidos de que, graças à existência do Imperador, “símbolo do povo” dotado de virtudes e caráter, o povo consegue permanecer espiritualmente equilibrado mesmo em face de tragédias como um terremoto arrasador.

Em “Palavras à sociedade Nikkei no Brasil” se recorda as visitas do Imperador ao Brasil por três vezes após à visita do príncipe Mikasa por oportunidade da celebração dos 50 anos da imigração japonesa, e das palavras do Imperador dirigidas à comunidade Nikkei.

Em “Toyohiko Tarama – o ‘Tenson Korin’ da Era Showa” desvenda o caráter liberal da personalidade do senhor Tarama, neto do Imperador Meiji, que veio para o Brasil declinando da sua condição de membro da família imperial. Seu avô foi afastado do núcleo do governo Meiji por ter participado ativamente da corrente pacifista a favor da unificação do xogunato e do governo imperial. E seu pai se afastou da família imperial assumindo a responsabilidade pela derrota do Japão na grande guerra, após ter coordenado as providências para o término da guerra quando Primeiro Ministro. Observa-se aqui de relance o perfil de um membro da família imperial que, conformado com essa ascendência, resolveu relegar essa posição e viver como um simples imigrante.

Em “Membros da família imperial que sustentaram o fim da guerra” se descrevem as ações dos príncipes da família imperial que arriscaram suas vidas para transmitir o desejo do Imperador Showa às tropas de elite que combatiam na frente de batalha, e convencê-las a depor armas. Ao príncipe Tsuneyoshi Takeda que se preparava para viajar, a princesa Masako sua mãe o encorajou com fortes palavras: “Que morram três ou cinco dos membros da família imperial! ”. Tudo isso resultou na rendição em perfeita ordem de 7.890 mil soldados e oficiais, em obediência à voz de comando do soberano.

“Trinta e três mil quilômetros até a recuperação” segue os passos do Imperador Showa em peregrinação pelo país inteiro logo após o término da guerra, quando verteu lágrimas sofrendo com o povo suas agruras. A figura do imperador que se empenhava em sentir de perto o povo deu ânimo à população japonesa e se transformou em energia propulsora da formidável reconstrução nacional do pós-guerra.

“Imperador Kokaku – 62 anos de governo que alicerçaram a Restauração de Meiji” descreve como as sábias decisões do Imperador Kokaku contribuíram para elevar o prestígio da Casa Imperial quando o xogunato se mostrava abalado por crises internas e externas, e como isso impulsionou o movimento pelo retorno do governo imperial e construção de uma nação moderna.

E por fim, registramos na íntegra o discurso do Imperador atual proferido em 8 de agosto do ano passado ao povo japonês em que ele deixa transparecer o seu desejo de abdicar ao trono em vida. O texto “Por que se discute a ‘Abdicação em Vida’? ” complementa o discurso para explicar o debate sobre essa abdicação. Revelamos também os sentimentos do monarca que, conduzido ao trono em cumprimento à Constituição atual, se entregou de corpo e alma ao cumprimento dos seus deveres, preocupado todos os dias em observar a natureza das atividades a ele conferidas como símbolo da nação. O leitor poderá compreender a necessidade de uma discussão cuidadosa acerca da renúncia em vida, já que o assunto diz respeito à Casa Imperial que dita os rumos da nação.

Volume 5
Textos em Japonês e Português.


Dados do Produto:
Volume 5
Idioma: Português, Japonês
Editora: Nikkey Shimbun
Coleção: Cultura Japonesa: Entendendo o Japão
Tipo: Livro
Capa: Brochura
Formato:
Publicação Nacional

0 Avaliações
Não há comentários para este produto.

Produtos Relacionados